[Especial] Leitura e música: Combinam?

Imagem: @prismadofreud

Muita gente só consegue ler ouvindo música e, se não se tiver nada tocando, começa a ficar desconfortável e, alguns, chegam até a parar a leitura para procurar alguma música para colocar de fundo. Algumas pessoas já me falaram que ler com uma música ao fundo é bem mais emocionante e a leitura também flui muito mais fácil e rapidamente. Têm aqueles que colocam a trilha sonora própria do livro/série (que algumas vezes são disponibilizados pela própria editora), outros que escutam o que der vontade e mais alguns que pegam a trilha sonora da adaptação para as telinhas (se tiver, claro).
Confesso que já tentei muitas vezes ler com uma música no fundo e não consegui. Eu me desconcentro muito rápido quando têm alguma música tocando ao fundo (principalmente se for nacional) e, meio que sem querer, me deixo levar  pela música e fico pensando em coisas totalmente aleatórias ao livro. Para conseguir absorver totalmente a história, preciso estar em algum lugar totalmente quieto ou com algumas conversas paralelas, no máximo, mas nunca em um lugar que tenha alguma música muito alta. 
Não sei se é apenas comigo, mas, a música me desconcentra e mesmo lendo o trecho do livro várias vezes seguidas, não consigo entender totalmente o que ele quis dizer. Então, para ver se é apenas eu que tenho esse problema de ler com música de fundo, fiz algumas perguntas para um pessoal do meu instagram. Clique em "Leia mais" e veja o que elas responderam!


"Quando você está lendo um livro, prefere um lugar silencioso ou você gosta de colocar música de fundo?"


 "Música, com certeza.  A música dá mais ação, emoção e incita bastante a imaginação. É como se fosse a trilha sonora de um filme. Além do mais, se o livro for chato, você não vai dormir por causa da música (risos)

Andressa




 "Eu leio pra caramba, então, vivo lendo em banheiro, ouvindo música, sem música e etc. (risos). Mas gosto bastante de ler escutando música sim."
Victoria






 "Eu prefiro um lugar silencioso. 
O barulho me atrapalha na hora da leitura (risos)"

Ana




"Que tipo de música você costuma ouvir? Você procura por trilha sonoras ou são músicas aleatórias?"


 "Depende do livro, eu procuro colocar músicas que combinem com o gênero do livro. Por exemplo: Ação = Rock, Comédia = Kpop, Romance = Pop ou grunge." 

Andressa

 "Músicas aleatórias mesmo rs. Eu geralmente escuto indie e MPB, mas ai depende do livro. Acho que também depende muito do que está acontecendo no livro... Se a menina está correndo, em perigo ou brava, por exemplo, coloco um rock tipo FOB, Guns ou Panic At the Disco"
"Você já tentou ler com música?"


 "Não, nunca tentei. Mas pretendo ler em breve."

Ana




Mas, e você? Consegue ler com música? Se sim, quais você gosta de escutar? Se não, já tentou alguma vez?

Espero que tenham gostado da coluna de hoje! 
Se vocês gostarem, faço mais postagens desse modelo!
Beijos, até a próxima.

4 comentários:

  1. HAHA
    eu não consigo ler escutando música, já tentei...=/

    Gosto do silêncio, deve ser pq me distraio fácil

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma que não consegue ler com música, acho que não sou tão estranha assim haha
      Ler no silêncio é mil vezes melhor...
      Beijos,
      Amanda.

      Excluir
  2. Eu prefiro o silêncio, amo ler de madrugada por exemplo. Mas as vezes quando tem barulho de tv ou conversa, eu coloco músicas, só não consigo ler ouvindo músicas nacionais.
    Sobre a sua pergunta lá no blog sobre Extras, tem resenha aqui http://cantinholiteral.blogspot.com.br/2013/08/resenha-extras_21.html Dá uma olhada lá depois :) Eu recomendo ler a série toda, em perfeitos aparece um triângulo amoroso e a história melhora muito! Especiais virou um favorito meu no Skoob :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que a história não piora na continuação! <3 Vou ler sua resenha.

      Beijos,
      Amanda.

      Excluir