Resenha: Reencontro

Autor: Leila Kruger
Editora: Novo Século
Páginas: 494
Avaliação: ❤ ❤ ❤ ❤  (4/5)

"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... "



Desde a primeira vez que eu vi o livro, fiquei apaixonada. Ainda não sei o porquê desse amor instantâneo pela capa do livro já que é uma capa até que simples, mas aconteceu, e depois de ler o livro e ver o começo dos capítulos (todos os capítulos possuem uma frase do Vinicius de Moraes, Cecília Meirelis ou um trecho de música) o amor aumentou ainda mais. Como eu tenho o costume de não ler o texto da parte de trás do livro, comprei ele levando em conta apenas a minha paixão instantânea pela capa (Sabe a história de não julgar o livro pela capa? Tudo balela pra mim). E foi só depois que eu comecei a ler o livro que eu percebi que o ele era brasileiro e acontece no Rio Grande do Sul tchê e que ele tem várias gírias daquela região o que deixou ele ainda mais especial <3 Até onde eu lembro, eu não tive nenhuma experiência maravilhosa com livros brasileiros, mas esqueci desse pequeno detalhe e entrei de corpo e alma na história. Reencontro é aquele tipo de livro que te faz ficar apegado ao personagem e fazer da dor dele, a sua também. Fiquei “deprê”, dei risada, fiquei envergonhada, com raiva, fiquei com vontade de chorar e ás vezes não me aguentei e chorei algumas vezes com a Ana e sofri junto com ela todas as perdas. O livro tem uma narrativa super leve e rápida e os capítulos são curtos, o que facilita bastante a leitura. O que mais me deixa surpresa é que o livro é bem pouco conhecido, assim como a autora. O que me dá mais um motivo para falar dele toda hora que alguém entra no assunto “Livros”. A experiência com essa história foi tão boa e tão cativante, que eu até fiquei com esperanças de mudar totalmente minha opinião sobre a literatura brasileira. 
P.s: Só fiquei decepcionada com o final, acho que a autora poderia ter acabado a história alguns capítulos antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário